Leites e derivados
Leites e seus derivados
Controle de Qualidade dos Alimentos
Introdução
O leite e um alimento fonte de vitaminas e minerais essenciais para os mamíferos sejam eles humanos ou animais, desde o nascimento os mamíferos recebem como alimento o leite, no inicio da vida humana o único alimento oferecido é o leite materno que contem todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da criança, após um período de 6 meses a criança já pode fazer uso de outros alimentos entre eles o leite de vaca, que vai ser um bom alimento e muito nutritivo durante toda a sua vida.
Seja o leite materno ou o leite animal, contem propriedades inigualáveis e com o consumo diário pode ser evitada varias doenças como a osteoporose que e a falta de cálcio nos ossos.
O Brasil é o sexto maior produtor de leite no mundo, sendo de baixo custo, porém, quando o assunto é consumo, de acordo com o Ministério da Saúde, o brasileiro bebe, em média, 120 litros por ano 40% a menos do que o recomendado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que crianças de até dez anos tomem 400 ml de leite por dia, o que, ao fim de um ano, dá quase 150 litros. O consumo deve ser maior para os jovens entre 11 e 19 anos: 700 ml por dia. Para adultos e idosos a OMS recomenda ingerir 600ml diariamente.
O que é o leite?
Existem vários tipos de leite, que variam conforme a raça, espécie, tempo de gestação, entre outros fatores muito importantes.
O leite de vaca e o produto da ordenha total e ininterrupta de uma fêmea leiteira sadia, bem alimentada e não fatigada, isento de qualquer substancia estranha e não pode haver colostro.
O colostro é o leite produzido nos primeiros dias após o parto. Tem composição diferente do leite normal e não deve ser usado na alimentação humana, e nem no fabrico de produtos de laticínios, principalmente de queijos. No entanto, não pode deixar de ser dado aos bezerros recém-nascidos, pois sua composição especial