Leites e Derivados
Definição: O leite é produzido pelas glândulas mamarias das fêmeas mamíferas para alimentar suas crias.
Contém nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais Minerais.
O carboidrato do leite é a lactose, dissacarídeo que se transforma em glicose e galactose pela digestão.
Lactoalbuminas, lactoglobulinas e caseína são as proteínas presentes no soro. A gordura do leite é formada principalmente por triacilgliceróis com ácidos graxos saturados e insaturados, fosfolipídios e colesterol.
Vitaminas hidrossolúveis (riboflavina) e lipossolúveis (vitaminas A e D). Os minerais presentes são cálcio, magnésio, potássio e sódio.
Precisa ser recolhido e manipulado em condições higiênicas como transporte e local de manipulação para produção de seus derivados.
Classificação: De acordo com o RIISPOA ( Instituto Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal ) , somente são permitidas a produção e a comercialização dos seguintes tipos de leite para consumo :
Leites do tipo "A" ou de Granja ;
Leites do tipo "B" ou de Estábulos;
Leites do tipo "C" ou Padronizado
Leite Desnatado
Leite Reconstituído
Todos os tipos de leite só podem ser dados ao consumo se forem devidamente pasteurizados.Para ser classificado como leite de excelente qualidade microbiológica , pois são permitidas no máximo 10.000 bactérias/ml antes da pasteurização e 500 bactérias/ml após a pausterização .
Leite tipo A é integral, pasteurizado em indústria que pode ficar em sitio ou fazenda,fica mantido a uma temperatura de 10 graus até a pasteurização , ele é um leite integral e deve ser avaliado para os teores antibiologicos,cujo limite permitido é de 0,05 UI/ml.
Leite do tipo B é integral , produzido em um sistema de ordenha mecânica, onde deve ser transportado e resfriado a uma temperatura de 10 graus . O número máximo de micro-organismo é de 80.000/ml .
Leite do tipo C, sua produção é por ordenha manual sem resfriamento obrigatório , o