Leis Kirchhoff
TL2 – Verificação Experimental das Leis de Kirchhoff
Objectivo:
Constatação das 1ª e 2ª leis de Kirchhoff, Lei dos Nós e Lei das Malhas, respectivamente, em dois circuitos eléctricos simples que funcionam em regime de correntes estacionárias.
Cálculo do valor das resistências desconhecidas dos respectivos circuitos usando a Lei de Ohm.
Noções de circuito: Para a realização da actividade laboratorial é essencial conhecer algumas das noções dos elementos constituintes de um circuito eléctrico. Ramo (R): troço de um circuito entre dois nós.
Nó (n): ponto do circuito que liga dois ou mais ramos convergentes.
Malha: conjunto de ramos que constitui um percurso electricamente fechado.
Número de Nós independentes: n-1.
Número de Malhas independentes: R-n+1.
Introdução teórica: As duas Leis de Kirchhoff são usadas tanto para analisar circuitos simples ou complexos como para determinar a corrente em cada ponto do circuito. A 1ª, Lei dos Nós, refere que a soma das correntes que chega a um nó tem de ser igual à soma das correntes que sai do mesmo nó. (1) Podemos assim verificar que existe conservação da carga, uma vez que esta não é acumulada no nó. A 2ª, Lei das Malhas, consiste na soma das variações de potencial em cada malha de um circuito fechado ser nula, sendo o trabalho necessário para deslocar uma carga ao longo da malha também nulo. (2) Isto deve-se ao facto de haver conservação de energia no circuito. Por fim, para a verificação da 1ª Lei e resolução dos problemas propostos, é necessário recorrer à Lei de Ohm, que consiste na relação linear entre corrente e voltagem. (3)
(1)
(2)
(3)
Material:
- Multímetro digital;
- Fios condutores;