Lei de Kirchhoff
LEIS DE KIRCHHOFF
OBJETIVOS
O experimento tem como objetivos a adaptação ao fundo de escala do equipamento e a realização de medida com seus respectivos desvios, bem como a montagem de circuitos elétricos: série, paralelo e a utilização da lei de Ohm e Kirchhoff.
INTRODUÇÃO
No experimento realizado, estudamos circuitos elétricos mais complexos e as aplicações das leis de kirchhoff. Para a compreensão do mesmo devemos entender, primeiramente, que uma malha é definida como qualquer percurso fechado em um circuito e um nó é definido como um ponto de interligação de três ou mais fios de um circuito.
A primeira lei de kirchhoff, a lei dos nós, afirma que a soma algébrica das correntes que convergem para um nó qualquer de um circuito é nula. A lei é uma consequência da conservação de carga total existente no circuito, ou seja, não há acumulação de cargas nos nós. A segunda lei de kirchhoff, lei das malhas afirma que percorrendo uma malha no certo sentido, partindo e chegando ao mesmo ponto, a soma algébrica das ddp são nulas.
Para verificar a lei de kirchhoff montamos inicialmente, um circuito de tensão e três resistores em paralelo, medindo as correntes que passavam por cada resistor e a corrente total, e um circuito com duas fontes de tensão e dois circuitos.
Foi possível verificar na prática a veracidade que para circuitos complexos a aplicação das leis de kirchhoff, a lei dos nós e a lei das malhas são extremamente necessárias para a resolução e compreensão do mesmo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para termos um entendimento suficientemente bom de algum assunto, não adianta estudarmos todas as ocorrências de todas as naturezas simultaneamente. O que os físicos fazem nestas situações é tentar o modelo simples e ir acrescentando os componentes aos poucos. O estudo de circuitos, por exemplo, antes de entendermos como funciona o circuito integrado, precisamos entender a função de cada componente e