Lei de Kirchhoff
Departamento de Engenharia Química
LEIS DE KIRCHHOFF, NÓS E MALHAS
SILVIO EDGAR LEMOS
Engenharia Química 5° Ano.
Joinville – SC
2014
As Leis de Kirchhoff são empregadas em circuitos elétricos mais complexos, como por exemplo, circuitos com mais de uma fonte podendo os resistores estar em série ou em paralelo. O que se conhece como lei dos nós e lei das malhas são, na realidade, dois procedimentos para resolver circuitos elétricos. Elas são baseadas em princípios de conservação de energia e de carga. Entende-se por malha um circuito fechado incluindo vários componentes elétricos, e também apenas com fontes e resistores, nos casos mais simples como ilustrados na Figura 1 Então malha é qualquer caminho condutor fechado.
Figura 1 Entende-se por nó, o ponto de encontro de três ou mais ramos de um circuito, tendo cada ramo um ou mais componentes elétricos. Na Figura 1, o ponto A é um nó, unindo a malha da esquerda à malha da direita. Então Nó é um ponto onde três ou mais condutores são ligados.·. Fig. 2: Circuito com várias malhas e nós Analisando a figura 2 vemos que os pontos a e d são nós, mas b, c, e e f não são. Também podemos identificar neste circuito 3 malhas definidas pelos pontos: afed, adcb e badc.
Primeira lei de Kirchhoff (lei dos nós) Em qualquer nó, a soma das correntes que o deixam o nó é igual a soma das correntes que chegam até ele. A lei é uma consequência da conservação da carga total existente no circuito. Isto é uma confirmação de que não há acumulação de cargas nos nós.
Segunda lei de Kirchhoff (lei das malhas) A soma algébrica das forças eletromotrizes (f.e.m) em qualquer malha é igual a soma algébrica das quedas de potencial ou dos produtos iR contidos na malha.
Aplicando as leis de Kirchhoff A figura 3