Lei de Kirchhoff
Nessas regras há 3 conceitos que deve ser esclarecido o conceito de nó, ramo e malha. Um ramo é uma parte do circuito elétrico feita por um ou mais dispositivos em série, o nó é a intersecção de dois ou mais ramos. Uma malha é qualquer parte do circuito onde os ramos formam um caminho fechado para a corrente elétrica.
1ª Lei de Kirchhoff (Lei dos Nós ou Lei das Correntes):
essa é a lei que afirma que a soma das correntes que entram em um nó é igual a soma das correntes que dele saem. Isso vem diretamente do princípio de conservação das cargas elétricas, que diz que as cargas elétricas não se criam e nem se destroem. Matematicamente falando, a lei de 1ª Lei de Kirchhoff diz que:
onde são as correntes que entram em um nó e são as correntes que saem de um nó. Abrindo a expressão podemos ver a conservação das cargas elétricas.
, , etc... logo:
=
Agora, eliminando o denominador da expressão obteremos a conservação da carga elétrica.
2ª Lei de Kirchhoff (Lei das Malhas ou Lei das Tensões):
Lei das malhas diz que a soma das tensões em um circuito fechado deve ser igual a zero. Isso vem do começo de conservação da energia. Se a diferença de potencial em um gerador é de 12V e ele é ligado em um circuito fechado, esses 12 joules por carga serão obrigatoriamente deixados no circuito, ou seja, não há aparecimento ou desaparecimento de energia em um circuito. Essas foram as leis de Kirchhoff. Elas são usadas para analisar circuitos como o abaixo, onde somente as leis de ohm e de joule não seriam suficientes para permitir a análise. Nesses circuitos, onde há mais de uma fonte de geração de energia, as Leis de Kirchhoff são