A NATAÇÃO COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO PARA CRIANÇAS
Marcelo Cunha Monteiro1
Sérgio Costa Ferreira1
Michelly Grazielly Pereira de Souza1 RESUMO
O presente trabalho é resultado de um estudo bibliográfico que tem como objetivo mostrar a importância da natação para o desenvolvimento físico e psicológico da criança e sua contribuição para a saúde geral do aluno que a pratica. Além disso, salienta-se a importância da natação como instrumento educativo para crianças, desde que sejam respeitados certos princípios ligados a individualidades de cada criança, suas condições físicas e psicológicas. Para tanto, o profissional que ministra as aulas de natação deve ser qualificado e ter uma visão pedagógica de todo processo que irá priorizar antes o desenvolvimento psicossocial ao rendimento no esporte.
Palavras-chave: natação, criança, desenvolvimento psicossocial.
INTRODUÇÃO
A natação é considerada um dos esportes mais completos que existe e é caracterizado por um trabalho intenso de toda musculatura, bem como por apresentar forte trabalho cardiovascular, o que melhora muito a respiração e o condicionamento físico geral do praticante. Diversos são os motivos que fazem com que as pessoas optem pela natação como exercício físico. Para Velasco (1994), Saúde, Lazer e Competição são os principais motivos. Segundo estudiosos da área de natação, não é possível datar seu surgimento. De acordo com Catteau e Garoff (1990), as origens da natação se confundem com a origem da humanidade. Segundo esses mesmos autores, nadar é praticar atividade física na água, coordenando equilíbrio, respiração e propulsão.
Esse esporte também pode ser utilizado como um ótimo instrumento educativo, devido a seu caráter sistemático de aprendizagem em que cada etapa tem sua importância. A forma como esse aprendizado se dará vai depender do método utilizado pelo professor, sua postura, bem como os objetivos estabelecidos por este, pois, se estes critérios forem ignorados, o processo educativo