cinco sentidos
Todos os sentidos devem ser estimulados desde o nascimento do ser humano, tudo o que a criança aprende passa pelos sentidos principalmente se forem estimulados com brinquedos e brincadeiras, desenvolvendo juntamente a capacidade racional e lógica da criança.
VISÃO
A visão é responsável pela percepção de cores e de luminosidade, como também, de tudo aquilo que é empírico e está engendrado nitidamente na realidade do ser humano. A visão é capaz de interpretar, pois analisa e sintetiza as informações recebidas, mecanismo este que permite ao homem entender, compreender, analisar e deliberar sobre o mundo.
O olho possui músculos e nervos, quais permitem a movimentação rápida dos olhos e percepções nítidas de imagens. A córnea recobre o olho, a lente é responsável por deixar a imagem luminosa mais nítida. Íris, membrana anterior à lente controla o tamanho da pupila, a pupila permite a entrada de luz no globo ocular. Humor aquoso é o líquido que banha a pupila e a íris. Todo restante é banhado pelo humor vítreo.
O funcionamento do sistema visual ocorre quando a pupila recebe feixes de luz, criando as sensações visuais. Da córnea até a retina, parte interna do olho, a luz é guiada formando então uma imagem. Na retina há as células cones e bastonetes, os cones percebem as cores e os bastonetes captam a luminosidade. Após este processo, a imagem é filtrada pela retina e transmitida para o centro visual, localizado no sistema nervoso central.
Todo ser humano nasce enxergando, a menos que se tenha algum problema de visão, já nascem com o aparelho visual formado. A vista só se aprimorará a partir dos 6 meses de vida, com nitidez e a longa distância, com uma focagem até aos 3 metros. Ao nascer a capacidade de focagem está pouco desenvolvida podendo o recém-nascido enxergar até 30 centímetros de distância, com pouco contraste e pouca nitidez. Mas nessa fase já é capaz de acompanhar com o olhar um objeto e de ser hipnotizado. Tudo isso acontece devido à