cinco sentidos
6 aulas de 4 horas cada.
- Quem se torna responsável em aplicar o Projeto:
O professor de sala.
- Temática – conteúdo:
• Quantidade dos sentidos – cinco;
• Os cinco sentidos;
• Criatividade e percepção visual, lógica;
• Escritas espontâneas e expressões gráficas: desenho e pintura.
- Objetivo geral:
Apresentar como os sentidos funcionam o tempo todo como verdadeiros informantes do mundo exterior.
- Objetivos específicos:
• Conhecer os orgãos dos sentidos e suas funções;
• Compreender a importância dos sentidos;
• Estimular a interação e integração em sala de aula, despertando a atenção e a concentração.
- Metodologia:
As crianças irão conhecer o corpo, os orgãos dos sentidos e será trabalhado cada um dos sentidos separadamente: olfato, tato, paladar, audição e visão. Durante as aulas serão utilizadas músicas, pintura, desenho, degustações.
- Avaliação:
Será realizada através de comparações, apresentações, degustações e atividades concretas, de acordo com o interesse e desenvolvimento da criança.
4.3 Referencial Teórico
O cérebro humano é responsável pelo recebimento e interpretação das sensações captadas pelos órgãos dos sentidos, transformando-as em informações valiosas para o corpo. Essas sensações e informações são preciosas no processo cognitivo do educando.
Os processos, como audição, tato, entre outros, diretamente ligados à aprendizagem, são interpretados por áreas específicas situadas no córtex cerebral. Conforme McCrone (2002, p. 14), “o cérebro contém áreas especializadas em diversas atividades, como planejar movimentos, fazer julgamentos ou mapear o cenário visual”. Todo ser vivo interage com o mundo a sua volta por meio dos órgãos ou estruturas dos sentidos. Porém, para que essa percepção de mundo ocorra, é imprescindível receber, transportar e transformar estímulos em informações necessárias para interpretação do meio em que se vive.
Os sentidos sensoriais são a porta de entrada para