Motivação
É muito difícil definir um conceito de motivação. A motivação envolve necessidades, desejos, tensões e desconfortos. Por baixo do comportamento, há um direcionamento ou um impulso à ação. Isso implica a existência de algum desequilíbrio ou de alguma insatisfação no relacionamento entre o indivíduo e seu ambiente. O indivíduo identifica metas e sente-se compelido a algum comportamento que o leve a atingir tais metas.
Atualmente as organizações estão apostando no fator motivação para obter uma boa administração e consequentemente, como um dos grandes responsáveis para atingir suas metas, pois produzindo resultados a partir de seres humanos motivados cria-se uma equipe unida em torno de um objetivo comum.
O mundo empresarial hoje (extremamente globalizado) exige dos funcionários um esforço muito grande, o qual pode ser traduzido como motivação pessoal; Seja motivação para enfrentar a concorrência, seja para desenvolver programas de qualidade, produtividade ou redução de custos. Um funcionário motivado responde prontamente às mudanças inerentes a um mercado altamente instável, onde a única constante é a inconstância dos cenários, onde sempre ocorrerão mudanças.
2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
No mercado atual, as organizações estão buscando métodos para atingir um desenvolvimento organizacional e dentre esses métodos, está a motivação pessoal.
Assim, até que ponto a motivação pessoal é utilizada como ferramenta estratégica dentro de uma organização a ponto de atingir um desenvolvimento organizacional ?
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Demonstrar como a motivação pessoal pode ser utilizada como ferramenta e como contribui para o desenvolvimento organizacional .
3.2 Específicos
Os objetivos específicos desse projeto consistem em:
Analisar os principais problemas que podem trazer para a empresa a falta de motivação dos funcionários.
Apresentar algumas técnicas motivacionais que podem