Leis de reparação social
PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA:
Leis de Reparação Social
Centro de Ensino Médio Ceilandia
Ceilândia-DF
2012
3º Ano “F”
PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA:
Leis de Reparação Social
Este trabalho acadêmico baseia-se em pesquisa cientifica sobre as leis de reparação social, objetivando ser divulgado e apresentado no Centro de Ensino Médio 03, sendo desenvolvido pelos alunos do 3º Ano “F”.
Orientador: Professor Francisco Anailton.
Centro de Ensino Médio 03
Ceilândia-DF
2012
Folha de Aprovação
-------------------------------------------------
Avaliador 1
-------------------------------------------------
Avaliador 2
-------------------------------------------------
Avaliador 3
Resumo
As Leis de Reparação Social foram feitas como uma forma de promover uma adequação da nossa legislação para atender aos interesses das diversas classes sociais. Um movimento social que retomou sua expressividade no cenário político contemporâneo foi o movimento negro. Mas definir a sua configuração na atualidade não é tarefa fácil. Dois processos políticos vêm sendo destacados pelos ativistas do movimento como marcos de sua história recente: a preparação para a participação brasileira na Conferência de Durban, realizada na África do Sul, em 2001, e o projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS), o Estatuto da Igualdade Racial.
A partir desses dois eventos significativos seria possível definir alguns contornos do movimento negro nos anos mais recentes. E o que se destaca é a luta pela reparação. Se tal noção se constitui numa demanda internacionalizada do movimento negro (presente em vários países africanos e nos Estados Unidos), no Brasil, a reparação é pensada como combate às desigualdades entre brancos e negros (desigualdades raciais). E a responsabilidade histórica por este combate caberia ao Estado brasileiro. Sendo assim, a modalidade de política eleita como reivindicação principal do movimento negro, na atualidade, são as