Leis de kirchhoff.
Lei dos nós de Kirchhoff: a soma algébrica de todas as correntes que entram ou saem de um nó é igual a zero, conforme descrito na equação (1).
∑ I = 0 (1)
Lei das malhas de Kirchhoff: a soma algébrica de todas as diferenças de potencial através de uma malha, incluindo os elementos resistivos e a força eletromotriz de todas as fontes, é necessariamente igual a zero, conforme mostrado na equação (2).
∑ V = 0 (2)
A lei dos nós é baseada na lei da conservação da carga elétrica. Um nó não pode acumular cargas, de modo que a carga total que entra em um nó por unidade de tempo deve ser igual à carga total que sai do nó por unidade de tempo. A carga por unidade de tempo é a corrente, de modo que, se considerarmos positivas as cargas que entram e negativas as que saem do nó, a soma algébrica de todas as correntes que entram no nó, ou saem dele, deve ser igual à zero. A lei das malhas é baseada na natureza conservativa das forças eletrostáticas. Ao percorrer uma malha e retornar ao ponto de partida, verifica-se que a soma algébrica de todas as diferenças de potencial é igual a zero, caso contrário, não seria possível associar um potencial definido para o referido ponto.
2 OBJETIVOS
Verificar se as correntes e diferenças de potencial dos diferentes ramos do circuito da Figura 1estão de acordo com as leis de kirchhoff.
Figura 1 - Circuito em estudo.
3