Citologia
Divisão celular
Uma célula se reproduz realizando vários eventos (numa sequência ordenada) que culminam com a duplicação do seu conteúdo e depois na divisão celular. Esse processo denomina-se ciclo celular.
Nos organismos eucariotos a divisão celular pode ocorrer de duas formas: 1. POR MEIOSE: Eventos encontrados nos processos de reprodução sexual. 2. POR MITOSE: Divisão associada a mecanismos de crescimento, substituição de células mortas (ou desgastadas), reparação de tecidos e formação de células filhas geneticamente idênticas.
CICLO CELULAR
São estágios através das quais a célula passa de uma divisão celular a outra. Compreende 2 fases: 1. INTÉRFASE (G1, S E G2) * G1: é uma fase de intervalo, no qual há a síntese de componentes para o crescimento celular e síntese de DNA. CURIOSIDADE: (1) Alguns tipos de células (neurônios e hemácias) não se dividem e permanecem paradas durante a fase G1 em uma fase conhecida como G0. Outras células podem entrar em G0 e, logo após um dano ao órgão, retornam a G1 e continuam o ciclo celular. Exemplo: células hepáticas. (2) Muitos casos de neoplasias malignas associados a mutações no gene codificador pRb (a proteína pode ficar permanentemente ativa, estimulando a célula a continuar a se dividir).
Na intérfase: * A célula monitoras as condições internas e externas; * Ocorre a transcrição de genes, a síntese de proteínas e o aumento da massa; * As organelas se duplicam e * Ocorre em tempo suficiente (clivagem) * S: É uma fase de síntese onde ocorre a replicação. * G2: É uma fase de intervalo, onde as células estão certificando-se se todo o DNA foi replicado corretamente. Os cromossomos começam a se condensar (tornando-se enrolados) os centríolos se replicam e começam a se deslocar. 2. FASE MITÓTICA (mitose e citocinese): Relacionada a produção sexual. As fases da mitose são: prófase (os pares de centríolos migram, os cromossomos começam a se