Projeto de intervenção simplificado
Gilvana Monteiro de Oliveira
Maria Luisa Carvalho Dantas
Apresentação:
Projeto de implantação de bibliotecas nas unidades do Centro Municipal de Educação Avançada – CEMEA.
Justificativa:
O projeto aqui exposto se mostra como uma possibilidade de inserir o estímulo à leitura através de outras ações sociais consolidadas, de cunho distinto do estímulo à leitura, mas que como esse, vêm com o intuito de mudar a questão das instituições sociais em sentido de arrojar o seu funcionamento. Não apenas prover entretenimento, mas esporte e cultura. De acordo com o Folheto de Criação de Bibliotecas Comunitárias da UFMG:
O problema das bibliotecas brasileiras é, como todos os problemas educacionais do país, uma questão de extensão e profundidade, pois não só faltam bibliotecas espalhadas por todo o território nacional, como também nos falta a compreensão da importância dessas instituições na educação de um povo.
Objetivos:
Criar um espaço alternativo de leitura, levando o livro até os leitores. Possui o intuito de estimular a leitura nos frequentadores das unidades, viabilizando assim, um maior fluxo no aparato cultural dos mesmos, promovendo atividades de leitura, serviços de pesquisas, estudo, reforço escolar, palestras e oficinas, para melhorar as condições de acesso ao conhecimento, aumentando o nível cultural da comunidade.
Público Alvo:
Comunidade freqüentadora do Centro Municipal de Educação Avançada – CEMEA, dando-se especial atenção à criança e ao adolescente, mas sem excluir, contudo, os demais usuários.
Intervenção:
Apresentar o projeto à Secretária Municipal de Educação, gestora dos CEMEAS, para que aprovado o projeto, a mesma disponibilize nessas unidades espaço adequado para implantação da Biblioteca e recursos humanos, como estagiários dos cursos da área da educação, que estarão desenvolvendo as atividades propostas. Conseguir através de doações, material suficiente para montar bibliotecas nas