Leis de Kirchhoff
Conceitos Fundamentais
Circuito Elétrico
Um circuito elétrico pode ser definido como uma interligação de componentes básicos ativos e passivos formando pelo menos um caminho fechado, sendo os elementos ativos aqueles que fornecem energia ao circuito (fontes de tensão e corrente) e os elementos passivos são os que apenas interagem com essa energia de alguma maneira, dissipando-a em forma de calor, tais como os resistores, ou armazenando-a como os capacitores e indutores.
Os componentes básicos de um circuito são os seguintes: fontes de tensão; fontes de corrente; resistores; capacitores; indutores; diodos; transistores Múltiplos e Submúltiplos
Tabela geral de múltiplos e submúltiplos
As Leis de Kirchhoff são empregadas em circuitos elétricos mais complexos, como por exemplo circuitos com mais de uma fonte de resistores estando em série ou em paralelo. Para estuda-las vamos definir o que é Ramo, Nó e Malha.
a) Ramo
Qualquer parte de um circuito elétrico composta por um ou mais dispositivos ligados em série é denominada de ramo.
b) Nó
Qualquer ponto de um circuito elétrico no qual há a conexão de três ou mais ramos é denominado nó.
c) Malha
Qualquer parte de um circuito elétrico cujos ramos formam um caminho fechado para a corrente é denominada malha.
Dado o circuito abaixo, com várias malhas e nós:
Analisando a figura, vemos que os pontos a e d são nós, mas b, c, e e f não são. Identificamos neste circuito 3 malhas definidas pelos pontos: afed, adcb e badc.
1ª Lei de Kirchhoff (Lei dos Nós):
“A soma das correntes elétricas que entra num determinado nó é igual à soma das correntes elétricas que saem desse mesmo nó.” Esta lei também é conhecida como Lei dos Nós.
I2
I1
I6
I3
I1 + I4 + I5 = I2 + I3 + I6
A
I4
I5
2ª Lei de Kirchhoff (Lei das Malhas):
“A soma das tensões elétricas em uma malha qualquer, num determinado sentido, é sempre igual à soma das tensões elétricas dessa