Lei Sox
Matéria: Governança Corporativa
Curso: Secretariado
Nome: Mayara Ventura dos Anjos.
RA: 913214071.
Campus: Memorial
Sala: 828 - Noturno
Sarbanes – Oxley
Lei Sarbanes – Oxley ou simplesmente Lei de SOX, assinada em 2002 pelo senador Paul Sarbanes e o deputado Michael Oxley com o intuito de regular os procedimentos financeiro visando a diminuição as fraudes nas empresas.
A referida lei não visa mudar os procedimento já existentes mas sim firmar parâmetros que mostre transparência através da ética e eficácia nos trabalhos financeiro e ainda antecipar e implantar processos que os auxiliarão na avaliação da eficiência dos referidos trabalhos para tentar antecipar e discutir as questões e preocupações que antecedam a uma auditoria independente. Todo esse controle deve obedecer requisitos. Sendo um melhor controle na criação e edição documentos de acordo com os padrões ISO, analisar os riscos associados aos negócios da companhia, utilizar controles internos através de sistemas ou até mesmo planilhas desde que elaboradas para o atendimento as necessidades da empresa, publicar anualmente as demonstrações financeiras, procedimentos e controles internos e arquivar todos os documentos que comprovem os procedimentos e controles internos. O não comprimento desses procedimentos e a constatação de fraudes poderão acarretar em multa de cinco milhões e pena de dez a vinte anos de prisão.
Atualmente grandes empresas no exterior seguem a Lei SOX e muitas empresas brasileiras que mantém investimento na NYSE (New York Stock Exchange) como, Petrobras, Ambev, Bunge Brasil, Gol, Brasil Telecom entre outras. A Lei SOX a principio visava evitar fraudes através de controles internos, mas a sua eficiência não se limitou somente ao mercado de capitais, mas também as empresas que visam melhor divulgação das suas informações e organização para um crescimento no mercado, logo