Lei rouanet e o incentivo a cultura no brasil
A política de incentivos fiscais da Lei Rouanet possibilita que até 4% do imposto de renda de pessoa jurídica ou física seja abatido quando houver incentivo à cultura, através de patrocínio ou doação.
2. Explicar a politica de incentivos fiscais que possibilita a lei
A lei Rouanet busca a captação de recursos com o intuito de promover a produção cultural brasileira, facilitando o seu desenvolvimento e resguardando as expressões culturais. Pretende priorizar e preservar o conteúdo produzido no país. O PRONAC é implementado através de três mecanismos: O Fundo Nacional da Cultura (FNC), os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficart) e o incentivo a projetos culturais.
3. Comentar: “a lei surgiu para educar as empresas e cidadãos a investir em cultura”, isto esta acontecendo?
A lei Rouanet surgiu para valorizar a cultura nacional e dar visibilidade às produções artísticas regionais. Na prática, artistas pequenos e independentes não recebem muita divulgação. As empresas que patrocinam preferem produções que dêem visibilidade a própria companhia e pouco investem de fato, já que a maior parte do dinheiro é público, levando-se em consideração a política de incentivos fiscais. Por último, até 2010, a burocracia para se conseguir investimento era extensa. Depois da instrução normativa 01/10 do MinC, ficou mais fácil entender os procedimentos para enquadramento de projetos na lei Rouanet. Porém, conseguir apoio de empresários ainda é uma tarefa difícil, especialmente fora dos pólos das grandes cidades.
4. Como se da o processo de aprovação que dará acesso ao artista ou ao produtor de dinheiro?
O organizador (ou produtor cultural) submete o projeto para a aprovação do Ministério da Cultura. Após a aprovação do projeto, o Governo autoriza a captação de recursos, que deve ser apresentado para alguma empresa patrocinadora, via Lei de incentivo. A empresa avalia o projeto e se