Resenha do livro didático
Resenhado por: Jonas Mateus Ferreira Araujo
Universidade Estadual do Ceara - UECE
A obra estudada é um livro didático destinado, não exclusivamente, aos alunos de primeiro ano do ensino médio que compõe uma coleção de três livros, um para cada ano do período. É um livro dividido em 04 unidades que se dividem em 36 capítulos. As unidades são: 1ª. Linguagem e Literatura, 2ª. As origens da literatura brasileira, 3ª. Barroco: A arte da indisciplina, 4ª. História Social do Arcadismo. Com exceção da primeira unidade, todos os outros são iniciados com os estudos literários. O que é conveniente, pois é importante que antes de tudo se faça uma introdução sobre a língua de uma forma introdutória.
Os autores propõem ajudar os alunos num resgate à cultura em língua portuguesa, nos seus aspectos artísticos, históricos e sociais, e, ao mesmo tempo, cruzá-las com outras culturas e artes. Assim, ela desafia um estabelecimento de relações e contrastes com o mundo, por meio de diferentes linguagens em circulação – o cinema, a pintura, a música, o teatro, a tevê, o quadrinho, o cartum, a informática, etc. Eles analisam os diálogos que a literatura brasileira estabeleceu com outras literaturas, bem como o diálogo que as literaturas africanas de língua portuguesa tem estabelecido com a literatura brasileira o que, de fato, é importante para que se possa ter uma compreensão mais plena.
Cada unidade apresenta capítulos diversos que abrangem cada um de forma dissociada os conhecimentos referentes à literatura e linguística. Não há uma interelação entre essas duas áreas. Elas são tratadas de forma individual, considerando que não é possível uma dissociação total, mas uma divisão em capítulos que categorizam essas áreas e as toma de forma separada não se faz tão eficiente como uma abordagem interdisciplinar.
A língua