Resenha do Artigo UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA ELETRICIDADE PRESENTE EM LIVROS DIDÁTICOS: O CASO DE BENJAMIN FRANKLIN
Caderno Brasileiro de Ensino de Física;
Volume 25;
Numero 01: pagina 141- 159, abril de 2008.
O artigo é uma análise da história da eletricidade presente nos livros didáticos e paradidáticos voltados para os ensinos Fundamental e Médio. Analisando particularmente as contribuições de Benjamin Franklin e a qualidade das informações históricas sobre as mesmas.
A estrutura do artigo apresenta além do resumo, mais seis partes sendo a primeira a introdução, a segunda parte é um contexto histórico sobre a eletricidade no século XVIII, a terceira fala das contribuições de Benjamin Franklin para a eletrostática, a quarta tem como ponto principal os estudos de Franklin sobre a natureza dos raios e a invenção dos para-raios, a quinta parte é uma análise sobre as contribuições de Benjamin Franklin abordadas nos livros didáticos e a sexta são os comentários finais do autor sobre o artigo.
No século XVIII a eletricidade e sua natureza são bastante discutidas, como por exemplo, fenômenos como a atração e a repulsão que são ações à distância e a transmissão dos efeitos elétricos através de fios metálicos ou do próprio corpo humano.
Benjamin Franklin se interessa pelos estudos sobre eletricidade por volta de 1743 e desenvolve alguns conceitos utilizados na época, como matéria elétrica, fogo elétrico, negativo para corpos que perdiam matéria elétrica e positiva para corpos com excesso, e atmosfera elétrica. Teve seu reconhecimento no meio cientifico de vido aos estudos sobre a natureza elétrica dos raios e a invenção do para-raios.
Na análise dos livros didáticos são encontrados erros sobre a natureza das descobertas cientificas de Franklin e na utilização de termos que não eram da época. Além de reforçarem a ideia fantasiosa e errônea de que descoberta cientifica são feitas por grandes gênios que podem ser considerados verdadeiros super- heróis.
O artigo apresenta algumas