Leitura
|aula
TEXTO
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Prof.ª M.e Mayra Elza Lessi
SUMÁRIO
2.1 Texto
22 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
2.1 Texto
Em primeiro lugar, é preciso que se conceitue texto. Para que seja assim considerado, é necessário que tenha unidade e que se defina pela sua completude. Sem essa completude, o texto não pode ser reconhecido em sua totalidade, nem em suas partes. Vejamos um exemplo: Com gemas para financiá-lo, nosso herói desafiou valentemente todos os risos desdenhosos que tentaram dissuadi-lo de seu plano. “Os olhos enganam”, disse ele, “um ovo e não uma mesa tipificam corretamente esse espaço inexplorado.”
Então, as três irmãs fortes e resolutas saíram à procura de provas, abrindo caminho, às vezes através de imensidões tranquilas, mas amiúde vencendo picos e vales turbulentos.
Os dias tornaram-se semanas, enquanto os indecisos espalhavam rumores apavorantes a respeito da beira. Finalmente, sem saber de onde, criaturas aladas e bem-vindas apareceram, anunciando um sucesso prodigioso.
ASSUMPÇÃO,Maria Elena Ortega Ortiz,
BOCCHINI, Maria Otília. Para escrever bem.
São Paulo: Manole, 2002
E aí? Entenderam tudo? Simples, não é? O texto está bem escrito, sem quaisquer problemas de coesão textual, ou seja, não há dificuldades gramaticais que impeçam a compreensão desse.
Será?
Conforme dissemos acima, para o texto ser considerado como tal é necessário que tenha unidade, completude. No texto usado como exemplo falta alguma coisa, um título, talvez, que nos auxilie na compreensão.TEXTO 3
E se soubéssemos que o título é “A viagem de Colombo”? A leitura certamente ficaria mais fácil, porque ele nos faz lembrar tudo o que sabemos sobre o descobrimento da América: o herói é Colombo, as três irmãs são as caravelas, as gemas que financiaram a expedição referem-se ao patrocínio dos reis católicos de Espanha, Fernando e Isabel, e por aí vai, tornando o texto compreensível para nós, leitores.
Desse modo, pode-se dizer que esse texto