Aula de lógica
O que é Lógica?
O que é Lógica?
Tem-se que esta é uma palavra muito familiar a todos nós. Corriqueiramente, estamos acostumados a ouvir que algo é “lógico”, que pode ser “logicamente” encontrado em algum lugar, da mesma forma que apresentamos procedimentos “lógicos” em oposição aos “ilógicos”. Neste sentido, este termo é apontado como um sinônimo de “razoável”, ou seja, caracteriza argumentos racionais.
O campo de estudo da Lógica é muito mais amplo do que isso e não há uma definição exata e primeira. Aprende-se o significado de lógica através de sua prática, do contato com seus diversos conceitos e operações. Ou seja, para aprender o que de fato é a lógica, é preciso estuda-la.
Neste sentido podemos apresentar que o estudo da lógica é: o estudo dos métodos e princípios utilizados para distinguir o raciocínio correto do incorreto. Enquanto a lógica em si, muitas vezes definida como a ciência que estuda o pensamento, ou a ciência que estuda o raciocínio... não pode ser definida destas maneiras, tendo em vista que os termos pensamento e raciocínio, designam tantas outras coisas das quais a lógica não se ocupa.
Desta forma, o convite é para nos aventurarmos no universo da Lógica para descobrirmos o que ela é.
Dicas para estudar lógica:
* Fazer os exercícios sobre os conceitos estudados, tendo em vista que a prática é essencial para o aperfeiçoamento e para a aprendizagem. * Não se assustar com símbolos, tabelas, imagens que possam parecer incompreensíveis.
INFERÊNCIA, PROPOSIÇÃO, PREMISSAS E CONCLUSÕES:
Para estudarmos lógica, será necessário conhecer alguns termos frequentemente utilizados pelo lógico em seu trabalho.
INFERÊNCIA: Processo pelo qual se chega a uma proposição, afirmada na base de uma ou outras mais proposições aceitas como ponto de partida do processo. Significa o estabelecimento de uma conclusão a partir de alguma premissa. Neste sentido, tem-se que o lógico está interessado no processo de