Amapaenses
Loren Gibson – Tópicos sobre Gramática
Acadêmica: Iamile da Costa Carvalho.
Qualidades de um Amapá grande
O Amapá não é um estado pequeno. Tão somente precisa-se de uma limpeza e investimentos por parte de nossos governadores avarentos que detêm o dinheiro e não o fazem por orgulho vão. E o governo já está lotado de pessoas assim.
Entretanto, os amapaenses são detentores de uma língua que, assim como qualquer cultura, possui uma variedade regional lingüística riquíssima, desde o mais caipira ao mais possuidor de estudos. Não se precipite em pensar que as expressões amapaenses são usadas somente por pessoas interioranas, mas ainda existem aqueles pretensiosos que o acham.
Sem mais delongas, dê-me licença para levar em consideração o clima em que está situado este Amapá: com uma atmosfera quente e úmida (propícia para a proliferação dos mosquitos da dengue em Maio), situado na linha do Equador não se tem precisamente inverno e outono, praticamente só Inverno – onde é gostoso se cobrir no lençol e tomar uma sopa quentinha – e Verão – período de pipas em que se encontram muitas delas quebradas nos fios elétricos e de tarde, costuma-se cortar um pão francês para lanchar, etc.
Puxa, quantas qualidades!... então, melhor do que falar é vivenciar. Vamos?
Qualidades de um Amapá porrudo
O Amapá não é um estado gito. Tão somente precisa-se de uma guaribada e investimentos por parte de nossos governadores jaranas que são baludos e não fazem nada por pavulagem. E o governo já está tei tei de pessoas assim.
Entretanto, os amapaenses são detentores de uma língua que, assim como qualquer cultura, possui uma variedade regional lingüística riquíssima, desde o mais cabuçu ao mais sabido. Não te afudegua em pensar que as expressões amapaenses são usadas somente por pessoas do mato, mas ainda existem aqueles galas secas que o acham.
Rapidola, arreda aí para eu levar em consideração o clima em que está situado este Amapá: com uma atmosfera