MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA HISTÓRIA DE LUTAS MEDIADA POR CONFLITOS NO CAMPO E FLORESTA, NO CONTEXTO TERRITORIAL DO ESPAÇO AMAPAENSE.
1026 palavras
5 páginas
GESTÃO ESCOLAR E OS NOVOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO COM ÊNFASE A POLÍTICA EDUCACIONAL NA E E TIRADENTES.GESTÃO ESCOLAR: O conceito de Gestão Escolar - Termo relativamente recente - é de extrema importância, na medida em que desejamos uma escola que atenda às atuais exigências da vida social: formar cidadãos, oferecendo, ainda, a possibilidade de apreensão de competências e habilidades necessárias e facilitadoras da inserção social. (Portal do educador-www.conteudoescola.com.br › Gestão Escolar › Geral). Segundo Silmara Garcia Pinardi (2010) a palavra gestão significa administrar, governar, gerir. Significa também a manutenção de controle sobre um grupo, uma situação ou uma organização, de forma a garantir os melhores resultados.
Em tese a gestão escolar está classificada em três áreas, onde deverão essas trabalhar de forma integrada e sistêmica, isto é interligadas.
Gestão Pedagógica; seria mais importante e significativa, pois estabelece objetivos Gerais e específicos, para o ensino aprendizado; propõe metas, elabora conteúdos curriculares, planos de aula, acompanha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas, bem como dos alunos e também do corpo docente. Em se tratando da escola estadual Tiradentes esse quadro e composto por uma equipe de técnicos pedagógicos que estão divididos nos três turnos e são responsáveis também pela elaboração do Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino. O Diretor é o grande articulador da Gestão Pedagógica e o primeiro responsável pelo seu sucesso, é auxiliado nessa tarefa pelos Coordenadores Pedagógicos.
Gestão de Recursos Humanos; constitui a parte mais sensível de toda à gestão devido lidar com questões de relacionamento humano, direitos e deveres, atribuições, satisfação, insatisfação, trabalho em equipe, etc. “As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização comportamental e