Lei de Lavoisier
ENGENHARIA MECATRÔNICA
PITÁGORAS BARROS XAVIER
LEI DE LAVOISIER
MACEIÓ
2013
PITÁGORAS BARROS XAVIER
LEI DE LAVOISIER
Relatório de aula prática em laboratório, solicitado pela professora Andrea Claudia de Oliveira Silva, como requisito parcial de avaliação na disciplina Química Geral e Inorgânica, ministrada no curso de Engenharia Mecatrônica Noturno, apresentado pelo aluno Pitágoras Barros Xavier.
MACEIÓ
2013
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
3. INTRODUÇÃO
4. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
4.1 MATERIAIS E REAGENTES
4.2 PROCEDIMENTOS
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
6. CONCLUSÃO
7. REFERÊNCIAS
1. OBJETIVOS
O objetivo das experiências relatadas, consiste em verificar através de observação das mesmas, a aplicação da Lei de Lavoisier, a Lei de Conservação da Massa de Substâncias que reagem entre si em um sistema fechado.
2. INTRODUÇÃO A Lei de Lavoisier é enunciada pela famosa frase: “Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”. É a Lei de Conservação das Massas, descoberta pelo francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794).
A Lei desse cientista, considerado o pai da química moderna, é baseada nas experiências realizadas por ele, nas quais pesava as substâncias participantes da reação, antes e após o processo de reação. Foi verificado que a massa total do Sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num ambiente fechado. Dessa forma, a soma total das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos resultantes da experiência, o que significa dizer que, num sistema fechado a massa total permanece constante.
3. DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL
3.1 Materiais, equipamentos e reagentes utilizados para executar o experimento.
Materiais
- Erlenmeyer
- Pipetador de Pêra
- Pinça
- Parafilm
- Balança de Precisão
Reagentes
- Naftalina
- Vidro de Penicilina
- Na2SO4 (Sulfato de