Lei de Lavoisier
Materiais:
1 pedaço de palha de aço;
50 mL de água sanitária;
1 garrafa pet.
Procedimento:
1. Em uma garrafa pet colocar um pedaço pequeno de palha de aço (aberto);
2. Retirar um pouco do ar contido na garrafa;
3. Acrescentar aproximadamente 50 mL de água sanitária;
4. Tampar e pesar;
5. Deixar em descanso por 10 min ou agitar para ocorrer mais rápido a reação;
6. Pesar novamente para conferir se terá a mesma massa inicial;
Observações:
Formou-se no líquido uma nova substância de cor avermelhada, cuja fórmula é Fe2O3 (Óxido de ferro III – Ferrugem), que é conhecida por ser o minério de ferro (hematita). A reação que originou esse composto ocorreu entre o ferro presente na palha de aço e o hipoclorito de sódio (NaClO) presente na água sanitária. Essa reação pode ser representada pela seguinte equação de oxi-redução:
2 Fe + 3 NaClO → 1 Fe2O3 + 3 NaCl
Conclusões:
Lei de Lavoisier: Pode-se verificar que a massa pesada antes e depois da reação foi a mesma (ou praticamente a mesma porque pode vazar gás).
Lavoisier
Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Esse cientista foi considerado o pai da química moderna, e sua lei se baseia no seguinte:
Lavoisier fez inúmeras experiências nas quais pesava as substâncias participantes, antes e depois da reação. Lavoisier verificou que a massa total do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos), ou seja, num sistema fechado a massa total permanece constante.
Essa lei também pode ser enunciada pela famosa frase: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".