Lei de Lavoisier
Verificação experimental da Lei de Lavoisier
Data da Realização: 21-11-2011
Data de Entrega: 05-12-2011
Índice
Objetivos do Trabalho……………………………………………………………………………………………………………3
Fundamentos Teóricos Essenciais………………………………………………………………………………………….4
Material e Reagentes…………………………………………………………………………………………………………….5
Procedimento Experimental ………………………………………………………………………………………………….6
Registo das observações e dos resultados experimentais………………………………………………………7
Interpretação dos resultados experimentais………………………………………………………………………….8
Conclusões e Críticas……………………………………………………………………………………………………………..9
Bibliografia……………………………………………………………………………………………………………………………10
Objetivos do Trabalho Neste trabalho pretendia-se fazer uma verificação experimental da lei de Lavoisier. Para isso utilizamos iodeto de potássio e nitrato de chumbo.
Fundamentos Teóricos Essenciais
A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. O sólido formado na reação química é chamado de precipitado. Isto pode ocorrer quando a substância insolúvel é formada em solução quando a solução é saturada por um composto. A formação do precipitado é um sinal de mudança química.
A lei de Lavoisier, também conhecida por lei da conservação da massa, como o próprio nome indica, foi descoberta em 1785 pelo químico francês Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794), considerado o pai da química moderna. Segundo esta lei, nas reações químicas em sistema fechado, a soma total das massas dos reagentes é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pelos produtos de reação.
Material e Reagentes
Goblé
2 Tubos de ensaio 2 Funis de vidro Balança elétrica Soehnle Nitrato de chumbo Iodeto de potássio Procedimento Experimental
Transferir para um tubo de ensaio um pouco de nitrato de chumbo. Em seguida fazer o mesmo procedimento mas com iodeto de