A EDUCACAO ESCOLAR BRASILEIRA REPUBLICANA O OLHAR DE JOSE
VERÍSSIMO DIAS DE MATTOS
Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França
Uepa e Unama
Eixo Temático 6: Intelectuais, pensamento social e educação
O trabalho tem por objetivo analisar as contribuições de José Veríssimo Dias de
Mattos para a reestruturação da educação escolar brasileira, nas primeiras décadas do regime republicano, tendo presente o sentido que o autor atribuiu à sociedade da época e à educação escolarizada. Nessa caminhada, lançamos mão dos seus escritos literários e educacionais, assim como de uma produção literária,,que nos possibilitou compreender os avanços e os limites de seu pensamento educacional.
José Veríssimo, como representante de uma elite culta, que se voltou a pensar o
Brasil e a propor medidas reformistas, acreditava que a construção do país se faria por meio da educação, cabendo ao poder público a responsabilidade de promover, dirigir e fiscalizar o trabalho educativo no país. Imbuído desse propósito, lançou mão dos mais variados mecanismos e mediações possíveis para precisar, que havia chegado a hora, das promessas educacionais, tão propaladas pelos homens públicos brasileiros, deixassem de ser mera retórica de programas ministeriais e, que se tornassem uma realidade. A preocupação do autor com a fragilidade e a ineficiência social do sistema escolar como formador do sentimento nacional e a necessidade imperiosa de contribuir para torná-lo fator de redenção nacional vai permear suas reflexões.
As análises e as criticas esboçadas por José Veríssimo, em suas obras literárias e pedagógicas, dão conta do estado desolador, em que se encontrava a educação escolarizada no país, a qual entregue a sua própria sorte estava condenada ao fracasso. As criticas apresentadas por ele, eram quase sempre, acompanhadas de propostas de reformas, com vistas a converter a palavra em ação. Acreditava que a linguagem crítica de que era porta voz poderia