Lei de Lavoisier e Estequiometria de Reações Químicas
Introdução Apresentamos a seguir os resultados experiências para a discussão da Lei de Lavoisier e Estequiometria de Reações Químicas. Desenvolvemos dois experimentos, no qual deveríamos observar a Lei de Lavoisier (Lei da conservação da massa) durante a ocorrência da reação química entre as soluções aquosas, e entre reagentes em diferentes estados físicos e Calcular o rendimento da reação e o rendimento teórico.
MATERIAS UTILIZADOS 1. Balança
2. Erlenmeyer de 100 mL
3. Solução de HCl 3 mol/L
4. Giz em pedaços
5. Balão de festa
6. Béquer 250 mL
7. Solução de Nitrato de Chumbo II 0,5 mol/L
8. Solução de Iodeto de potássio 0,5 mol/L
9. 2 tubos de ensaio
10. Proveta 25 ou 50 ml
TESTE-A Colocamos, cerca de um dedo da solução aquosa de Nitrato de Chumbo II em um tubo de ensaio e em seguida pegamos outro tubo de ensaio e também colocamos cerca de um dedo de Iodeto de potássio.
Colocamos os tubos de ensaio com suas soluções, dentro de um Béquer 250 Ml, pesamos a massa das duas soluções dentro do béquer que ficou com o peso: 26.097 gramas Logo em seguida, misturamos as soluções incolores: Nitrato de Chumbo II + Iodeto de potássio no mesmo tubo de ensaio, ao reagirem entre si, deixaram de ser uma solução incolor e ficaram com uma cor: amarelo Nitrato de chumbo + iodeto de potássio → iodeto de chumbo+ nitrato de potássio
Depois pesamos essa reação Pb(NO3)2 + 2 KI e ficou com um peso: 26.109 g notamos que a massa das duas soluções, misturadas aumentou. Com tempo a reação ficou amarelo concentrado no fundo, e a parte aquoso na parte de cima. Quando se mistura nitrato de chumbo II e iodeto de potássio ocorre uma reação de precipitação, onde, o precipitado formado é o iodeto de chumbo II: