Relat Rio 3 Estequiometria
Química Bacharelado
Estequiometria
Prof. Dr. Alvaro Antonio Alencar de Queiroz
06/04/2015
Resumo
O procedimento descrito a seguir, teve como objetivo a utilização adequada de balanças analíticas e sua importância da alquimia à química. Além disso, mostra-se o estudo da estequiometria, ou seja, o balanceamento das reações químicas juntamente com o estudo de algumas leis ponderais, como por exemplo, a Lei de Proust e a Lei de Lavoisier.
Objetivo: Estudar a relação estequiométrica em reações de precipitação e liberação de gás.
1. Introdução
Derivada das palavras gregas ‘stoicheion’ (elemento) e ‘metron’ (medida), a estequiometria é um instrumento absolutamente indispensável na química. Ela é baseada, em especial, no princípio da lei da conservação da massa, conhecida atualmente pelo seguinte enunciado: ‘Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma’. Quem deu origem a essa lei foi o francês Antoine Lavoisier.
Lavoisier era um cientista que planejava e fazia observações detalhadas de seus experimentos e por isso é considerado um dos fundadores da química moderna. Um dos textos fundamentais de Lavoisier é O tratado elementar de química, publicado em março de 1789, nele foi deixado bem claro a sua afirmação referente às reações químicas através do seu princípio da conservação da matéria afirmando o seguinte: “Podemos formulá-la como uma máxima incontestável que, em todas as operações artificiais e naturais, nada se cria, existe a mesma quantidade de matéria antes e depois do experimento”.[1] A ideia de que numa reação o que realmente acontecia era o rearranjo dos átomos e não a sua perda ou criação, serviu de impulso para que outros químicos produzissem estudos importantes acerca deste assunto para que eles de certa forma contribuíssem para a química moderna.
Um médico alemão chamado Georg Ernst Stahl desenvolveu a Teoria do Flogisto e, a fim de provar sua idéia