Lego
Tenho certeza que muitos conhecem a linha de brinquedos, pequenos tijolos que se encaixam formando as mais diversas construções, desde castelos medievais até navios piratas e naves espaciais. Foi uma infancia e tanto, e até hoje tenho em casa um baú de 1,5mx1,0m cheio destas peças, sim o sonho de qualquer criança “pré-eradovideogame”. Até hoje digo a minha namorada que meu filho vai ser muito feliz, pois me perderia no tempo brincando de lego com ele, ou até sem ele!
“Anos dourados” a parte, o lego vem evoluindo constantemente, me deixando com vontade de voltar aos meus anos de criança, mas acima de tudo trazendo novos brinquedos, mais divertidos e mais complexos, e é neste ponto que entra o NXT, minha última aquisição (bem, quase, comprei uma powerball também)
O NXT Mindstorms (site)
Os legos inteligentes não são novidade, pois já estão por ai a algum tempo, mas agora deram um grande pulo tecnologico. O NXT traz muitas novidades, como nova linguagem, novo “tijolo intelingente” e sensores diversos.
O TijoloNXT Brick
Conhecido como “Smart Brick”, este é o cerebro do brinquedo, ele possui 4 entradas e 3 saidas que manipulam 4 sensores e 3 servo-motores. Ele possui uma arquitetura simples: 1 Microprocessador ARM7 de 32 bit, 256kb de memória, uma tela LCD e um auto-falante. Mas vai um longo caminho com o que tem de capacidades.
Os Sensores
De fábrica o brinquedo vem com 4 sensores:
Luz: detecta alterações na luz, ou cores
Ultra-sonico: detecta objetos que estejam a até 2m de distancia do sensor
Som: detecta variações de som
Toque: um botão, que detecta quando é pressionado ou