Legislação
O mercúrio é encontrado naturalmente no meio ambiente, podendo estar no ar, água e solo. Sendo um material de cor prateada e brilhante, evapora – se com facilidade (volátil), liquido em temperatura ambiente e é um bom condutor de eletricidade, podendo formar ligas metálicas (amálgamas) com outros metais como ouro e prata.
Extração
O mercúrio ou cinábrio (sulfeto de mercúrio) é raramente encontrado em forma natural, mas tendo ocorrências em vários lugares em baixas quantidades.
Há poucas minas de extração, as mais conhecidas encontram – se na Espanha em Almaden sendo ativa desde 200 d.c e o Monte Amiatra na Itália. Os principais produtores de mercúrio são a Espanha, Itália, Rússia, USA e a Iugoslávia.
O cinábrio é extraído de depósitos naturais subterrâneos de baixa profundidade. Muitas minas de mercúrio são encontradas onde houve grande atividade vulcânica.
Produção
Após a extração o cinabrio é separado através de aquecimento numa temperatura de 500 a 600 c° em fornalhas onde há a separação do mercúrio e do material rochoso; durante o processo de produção ocorre a formação de duas substancias o oxido de ferro causado pela presença de ar, o dióxido de enxofre ou na forma de sulfato ferroso.
Durante o processo de separação e produção, o mercúrio se evapora – se e são separado por sublimação (processo de mudança de estado liquido para vapor), os vapores de mercúrio são resfriados condensadores; condensação (processo de mudança de estado vapor para liquido) ou com a adição de sulfito de sódio em baixas temperaturas.
Depois passa pelo processo de precipitação ( processo de formação de solido durante uma reação química ) com o acréscimo de alumínio e logo após o mercúrio é destilado para a separação do alumínio.
Durante o processo de produção do mercúrio ocorre à produção de dióxido de enxofre, quando lançado pode levar a formação de chuva acida e que exposto à saúde humana causando varias doenças e seu agravamento como crises de asma e durante a