cultura
1. Faça um quadro comparativo das características do instinto, da inteligência concreta e da inteligência abstrata. 2. Faça um quadro comparativo das características da linguagem animal e da linguagem humana.
3. Caracterize e distinga estes dois tipos de atos: uma aranha tecendo a teia e um chimpanzé subindo em um caixote para alcançar uma banana.
4. Comente: "Uma aranha executa operações que se assemelham às manipulações do tecelão, e a construção das colmeias pelas abelhas poderia envergonhar, por sua perfeição, mais de um mestre-deobras. Mas há algo em que o pior mestre-de-obras é superior à melhor abelha, e é o fato de que, antes de executar a construção, ele a projeta em seu cérebro". (Karl Marx)
5. Comente: Sísifo, condenado, após a morte, a empurrar nos Infernos uma pedra até o alto de uma montanha, de onde ela torna a cair sem cessar, não trabalha, pois seu esforço não serve para nada.
6. Explique o que significa: "Pelo trabalho o homem se autoproduz".
7. Critique o uso da expressão "nu natural".
8. Procure informar-se sobre a história de Tarzan. Com base no que foi estudado neste capítulo e no texto sobre as meninas-lobo, explique por que essa lenda é inverossímil.
Leia o texto complementar e responda às questões de 9 a 12.
9. Explique o que significa: "O mundo do animal é um mundo sem conceito".
10. Como os autores relacionam tempo e linguagem?
11. Qual é o significado das histórias que relatam as transformações de seres humanos em animais?
12. Procure exemplos na literatura adulta e infantil (inclusive folclore) de histórias em que homens se transformam em animais ou vice-versa.
Analise o significado.
Texto complementar
O homem e o animal
O mundo do animal é um mundo sem conceito. Nele nenhuma palavra existe para fixar o idêntico no fluxo dos fenômenos, a mesma espécie na variação dos exemplos, a mesma coisa na diversidade das situações.
Mesmo que a recognição seja possível, a identificação está