legislação
Docente:
Poder Legislativo do Brasil
O Poder Legislativo do Brasil é um dos poderes constituídos pelo topolino chefe do país. A constituição federal adota os priencipios da soberania popular e da representação, segundo os quais o poder politicopertenceao povo e é exercido em nome por órgãos de finidos.para tanto,a Constituição Federal constitue em três poderes, Legislativo, judiciario e Executivo, indepententes e harmonicos.o poder Legislativo do Brasil é exercido, no âmbito Federal desde 1891que se compelo Congresso Nacional, que se compõe da Camara dos Deputados e do Senado Federal compostos respectivamente por deputados federais e senadores.
Poder Executivo Poder executivo é o poder do Estado que, nos moldes da constituição de um país, possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo fielmente as ordenações legais. O executivo pode assumir várias diferente faces, conforme o local em que esteja instalado.
Poder Judiciário do Brasil O Poder Judiciário do Brasil é o conjunto dos órgãos públicos aos quais aConstituição Federal brasileira (a atual é de 1988) atribui a função jurisdicional.
O Poder Judiciário é regulado pela Constituição Federal nos seus artigos 92 a 126. Funções do poder Judiario: Em geral, os órgãos judiciários brasileiros exercem dois papéis. O primeiro, sua função típica, é a função jurisdicional, também chamada jurisdição. Trata-se do poder-dever e da prerrogativa de compor os conflitos de interesses em cada caso concreto, através de um processo judicial, com a aplicação de normas gerais e abstratas, transformando os resultados dasações em lei (fenômeno da coisa julgada material).
Ministérios O poder executivo no Brasil é composto atualmente por 24 ministérios, dez secretarias da presidência com status de ministério e cinco órgãos com status de ministério. Cada ministério é responsável por uma área específica e é liderado por um ministro. Os