Sobre Gordura Saturada
As gorduras (ou lipídios) pertencem a uma categoria de substâncias que não são solúveis em água. Em linguagem simples, os ácidos graxos são cadeias de átomos de carbono, nas quais átomos de hidrogênio preenchem as ligações disponíveis. A maior parte da gordura em nosso corpo e nos alimentos que ingerimos está na forma de triglicerídeos, isto é, três cadeias de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerol.
É possível relacionar, ainda, os triglicerídeos (quando em excesso no sangue) como propulsores de complicações cardíacas. Mas ao contrário do que se prega, não são os triglicerídeos ingeridos na dieta, mas sim os produzidos pelo fígado para tentar controlar o excesso de açúcar não utilizado como energia.
Classificação dos ácidos graxos pela saturação Os ácidos graxos são classificados da seguinte forma:
Saturados – Um ácido graxo é “saturado” quando todas as ligações de carbono estão ocupadas por átomos de hidrogênio. Eles são altamente estáveis, pois todas as ligações dos átomos de carbono estão preenchidas (ou saturadas) por hidrogênio.. Eles formam uma gordura sólida ou semi-sólida em temperatura ambiente. O nosso corpo produz ácidos graxos saturados a partir de carboidratos. Eles são também encontrados nas gorduras animais e nos óleos tropicais.
Monoinsaturados – Os ácidos graxos monoinsaturados apresentam uma ligação dupla, na forma de dois átomos de carbono duplamente ligados entre si e, portanto, faltam dois átomos de hidrogênio. O nosso organismo produz ácidos graxos monoinsaturados a partir dos ácidos graxos saturados e os utiliza de várias formas.
Tendem a ficar líquidas à