Gorduras Trans e Saturadas
Os alimentos, tanto os naturais como os processados, podem conter vários tipos de gordura. Alguns tipos têm efeito positivo à saúde, aumentando o HDL, que é “colesterol bom” enquanto outros podem ser prejudiciais, aumentando o nível de LDL, o “colesterol ruim”.
Mesmo os tipos de gorduras benéficas devem ser consumidos com moderação, pois qualquer tipo de gordura contém mais calorias do que proteína e carboidratos.
Gordura Saturada
Ainda existem controvérsias sobre os efeitos maléficos de gordura saturada para a saúde do homem. No geral, especialistas condenam a gordura saturada, relacionando-a com o aumento de problemas cardíacos. Porém, existem especialistas que contestam esses supostos efeitos maléficos da gordura saturada, indicando que por trás dessa má fama estão as indústrias que queriam promover a gordura trans como uma melhor alternativa. A gordura saturada é um derivado dos produtos de origem animal; quando está em temperatura ambiente se estabiliza em estado sólido.
São encontradas em: carnes vermelhas e brancas peles de aves creme de leite manteiga óleo e derivados de côco bacon e banha de porco óleo de algodão óleo de palma(dendê) carnes gordurosas laticínios integrais
Gorduras trans
As gorduras trans são encontradas em produtos industrializados, após um processo de hidrogenação de óleos vegetais. Ela não faz bem a saúde e pode trazer muitos danos ao organismo, entre eles as possibilidades são: aumentar a taxa de colesterol ruim no sangue e ao mesmo tempo fazer com que a taxa de colesterol bom abaixe. A razão pela qual a hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a indústria de alimentos é que ela proporciona diversas vantagens como:
aumento da validade do produto podem substituir óleos feitos com gordura animal, portanto, pode ser comercializado para atender aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida.