manteiga
f f f f f
f f f f f f f f f f f f ff f ffff
f f ff
f f f f f f f f f
f f f f f
f f f f f f f f f
f f f f f
f f f f f f f f f f f
f f ff f f f f f f
f f f f f
f f f
f f f
f f f
f f f
f f f f f
f f f
f f f
f f f
f f f
f f f f f f A diferença entre a manteiga e a margarina não está nas calorias. Pois qualquer gordura (de qualquer alimento) possui nove calorias por grama.
A manteiga é derivada do leite (origem animal), ele é feita da nata batida. Possui grande quantidade de gordura saturada e, assim, muito colesterol. A concentração de lipídios na manteiga é maior do que na margarina, que tem 16% a 35% de água na composição. A manteiga, fica sendo a mais calórica. Por isso, a manteiga era vista como prejudicial à saúde.
Hoje, com outros olhos, sabe-se que o consumo moderado de manteiga não é o vilão da obesidade e das doenças cardíacas. Os maiores problemas estão no consumo de gorduras trans. Pessoas que não têm altos níveis de colesterol podem comer manteiga sem preocupação, pois nosso organismo possui enzimas para digerir a gordura saturada. E é mais fácil metabolizar essa gordura natural do que as modificadas quimicamente (gorduras hidrogenadas).
A margarina é de origem vegetal (óleos vegetais líquidos). Sua forma sólida e cremosa é devido ao processo químico por qual passam. Segundo a ANVISA, é obrigatório ter leite ou seus derivados como ingrediente. De acordo com a legislação, a porcentagem de gordura deve ficar entre 64% e 82%. O problema