Grécia
1 Cultura
A Grécia é considerada uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Seus escultores são excelentes, já que representam a figura humana com perfeição e utilizam o chamado número de ouro*.
A Cidade de Atenas foi palco do desenvolvimento da filosofia durante o Período Clássico da Grécia. Os filósofos gregos criavam teorias, baseadas na razão, para a existência da humanidade, dos sentimentos e comportamentos sociais. Dos principais filósofos gregos destaca-se Platão e Sócrates.
As Olimpíadas nasceram na cidade de Olímpia, para homenagear os deuses do Olimpo, principalmente Zeus. E de quatro em quatro anos aconteciam, e os atletas de diversas cidades gregas competiam. O vencedor voltava para sua cidade como herói.
A cultura mitológica da Grécia é uma das mais conhecidas no mundo. A mitologia grega busca explicar coisas como fenômenos naturais através de um deus. Esta mitologia contém monstros, heróis, deuses, ninfas, e outras figuras.
2 Economia
A Grécia Antiga possuía uma economia dinâmica, sendo considerada uma das civilizações da antiguidade que apresentou grande desenvolvimento econômico. A agricultura, o artesanato e o comércio marítimo foram as principais atividades econômicas das cidades-estados gregas.
Embora o território grego apresente muitas montanhas, a agricultura foi praticada nos vales férteis. A agricultura foi a base da economia na Grécia Antiga. Uvas, azeitonas e cereais foram os produtos agrícolas mais cultivados pelos gregos. As uvas foram muito usadas na produção de vinho, enquanto as azeitonas na de azeite. Ervas e vegetais também eram cultivados. Porém, conforme a população grega ia crescendo, sobretudo a partir do século V a.C., tornou-se necessária a importação de gêneros agrícolas. A pecuária não se desenvolveu muito na Grécia Antiga em função, principalmente, da falta de áreas