A grecia
A Grécia localiza-se ao sul da Península Balcânica, na Europa Meridional, na região do Mediterrâneo Oriental(região banhada pelo mar Mediterrâneo, mar Egeu e Mar Cretense).
A Grécia antiga espalhava-se por um mosaico de pequenas comunidades independentes no Mediterrâneo, desde a Jônia, na Ásia Menor até o sul da Itália.
Situada ao sul da península balcânica, no Mediterrâneo oriental, a Grécia deixa muito a desejar para aqueles que nela se estabeleceram. Seu solo era árido e porco fértil, incapaz de produzir o suficiente para seus habitantes. Seu relevo muito montanhoso (conforme figura 2), dificultava as comunicações internas isolando as planícies, favorecendo o desenvolvimento das Polis ou Cidades Estados.
I). TEMPOS HOMÉRICOS (SÉC. XX A VII a C.).
É caracterizado pelo povoamento da Grécia (Período Pré-Homérico – XX a XII a C.) e pelo desenvolvimento e desintegração do Genos (Período Homérico – XII a VIII a C.) A ocupação do seu território é efetivada pelos Indo-Europeus ou Arianos que nela penetraram em vagas sucessivas. Fundaram vários centros urbanos, destacando-se Micenas que estabeleceu amplo contato com Creta (Civilização Creto-Micênica). Durante algum período a ilha ficou sobre influencia Micênica devido o domínio do mar. (Talassocracia = talasso – do mar, cracia – forma de governo). Creta é destruída em 1400 a C. (lenda do minotauro) Os micênicos então, espalha-se pelo Egeu e atingem sua época de esplendor com a vitória sobre Tróia (ILION). Com a penetração dos Dórios na região, conhecedores da metalurgia do ferro, põem fim ao esplendor da cultura Micênica, provocando a primeira Diáspora (dispersão), que resultou na fundação da Jônia (Colônia grega na Ásia Menor).
A comunidade Gentílica estruturava-se sobre uma economia coletivo, uma sociedade igualitária e um poder patriarcal. Porém, o crescimento demográfico, aliado aos limites naturais das planícies, inadequou sua produção. Pouco a pouco o Pater Família foi