grecia
Como consequência, houve uma crise de confiança internacional na capacidade da Grécia de pagar sua dívida soberana. Com o objetivo de evitar tal padrão, em maio de 2010, os outros países membros da Zona Euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI), concordaram com um pacote financeiro de resgate que envolveu a Grécia, dando um empréstimo imediato 45 bilhões de euros, com mais fundos em seguir, num total de 110 bilhões de euros.58 59 A fim de garantir o financiamento, a Grécia foi convocada a tomar duras medidas de austeridade para controlar seu déficit.60 A sua execução será acompanhada e avaliada pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o FMI.
Educação
O ensino obrigatório na Grécia compreende as escolas primárias e o ensino secundário. Creches são populares, mas não obrigatórias. Os jardins de infância são agora obrigatórias para qualquer criança acima de 4 anos de idade. As crianças começam a escola primária com 6 anos e permanecem lá por seis anos. A entrada ao ginásio começa aos 12 anos e tem a duração de três anos.
O ensino secundário pós-obrigatório consiste em dois tipos de escolas: as escolas secundárias unificadas as escolas de ensino técnico-profissional. O ensino secundário pós-obrigatório também inclui institutos de formação profissional, que proporcionam um nível formal, mas não classificado, de educação. Como eles podem aceitar graduados do ensino secundário, esses institutos não são classificados para oferecer um determinado nível de educação.
De acordo com a Lei-Quadro (3549/2007), o ensino superior público consiste de dois setores paralelos: o setor "universidade" (universidades, institutos politécnicos, escolas de belas artes, universidade aberta) e o setor Tecnológico (instituições de educação tecnológica e escolas de formação pedagógica e tecnológica). Há também o ensino terciário não-universitário, que oferece em institutos estatais cursos profissionalizantes de curta duração (2 a