Grecia
Patrícia Carneiro
Thairini Gonzalez Demartini
Thaize Nascimento de Souza
Yasmim Santos
Grécia
Cabo Frio
2013
PATRÍCIA CARNEIRO
THAIRINI GONZALEZ DEMARTINI
THAIZE NASCIMENTO DE SOUZA
YASMIM SANTOS
GRÉCIA
Trabalho realizado para obtenção de nota parcial da AV1 na matéria de Antropologia Cultural, ministrada pela professora Manuela Manhães.
Cabo Frio
2013
Introdução
A finalidade deste estudo é ressaltar a importância da cultura grega para as diferentes nações, pois foi em berço grego que nasceram grandes nomes das ciências sociais e naturais, tendo contribuído também para o esporte, já que os primeiros Jogos Olímpicos foram realizados neste país.Neste trabalho pretendemos apresentar um pouco da Grécia e descrever as suas características, formas de arte, entre outros aspectos que influenciaram na cultura ocidental como existe hoje.Trata-se de uma revisão bibliográfica que teve como dados livros, sites e revistas.
História
O nome latino Grécia deriva de graeci, com o qual os romanos denominaram a tribo dos beócios, estabelecida na Itália até o século VIII a.C.
A Grécia Antiga atinge o apogeu no século V a.C., quando Atenas, uma das principais cidades-Estado da região, é governada por Péricles (495ª.C. – 429 a.C.). As cidades gregas, divididas por rivalidades, são dominadas por Felipe II da Macedônia, no século IV a.C. Seu filho e sucessor, Alexandre, O Grande difunde a cultura helênica (grega) pelo Oriente. Em 146 a.C.,a região transforma-se em província romana. Com a queda do Império Romano, no século V, a Grécia integra o Império Bizantino, até ser conquistada pelo Império Turco-Otomano, no século XV. Os gregos se rebelam contra o domínio turco entre 1821 e 1822. Um reino grego independente é estabelecido em 1832. O território amplia-se com a anexação de parte da Macedônia e da Trácia, em consequência da derrota turca nas Guerras Balcânicas, em 1913.
A pólis grega eram as cidades-estado da Grécia