Nocões de atuaria
A Atuária atua principalmente nos segmentos de previdência social e privada, seguros e capitalização; resseguros e atividades ligadas a instituições financeiras. Ela se divide em dois ramos:
. Vida – com características de longo prazo, estuda os modelos relacionados a aposentadorias, pensões, seguros de vida e saúde.
. Não vida – com características de curto prazo, estuda modelos relacionados com seguros em geral.
O cálculo atuarial é efetuado por meio da aplicação de métodos de financiamento internacionalmente aceitos. Atualmente, o método utilizado para todos os benefícios é o Crédito Unitário Projetado, tanto os programas quanto os de risco, exceto o auxilio funeral, onde é aplicado o sistema de repartição simples, com o objetivo de determinar o valor das Reservas Matemáticas necessárias para o pagamento desses benefícios, atuais e futuros, previstos no regulamento de cada plano. Por meio da apuração das Reservas Matemáticas ou Valor Atual dos Benefícios Futuros dos Planos de Benefícios, respeitando todo o conjunto de normas jurídicas pertinentes e da apuração contábil do seu Ativo Liquido (patrimônio), é possível acompanhar a situação financeira, identificar situações de déficits ou superávits e estabelecer critérios, com a finalidade de manter seu equilíbrio técnico, visando assegurar o pagamento do beneficio das pessoas que participam desse plano.
Reserva Matemática ou Provisão Matemática: Termo técnico utilizado para definir a totalidade dos compromissos líquidos do plano para com seus participantes ativos e inativos. Pode ser dividido em duas:
. Reserva matemática de benefícios concedidos, que corresponde ao valor presente dos benefícios já concedidos;
. Reserva matemática de benefícios a conceder, que corresponde ao valor presente dos benefícios futuros a serem concedidos, quando da aposentadoria, a participantes que se encontram no período contributivo. Custo do Plano- Soma dos custos apurados pelo atuário para cada