Noçôes de atividades atuarias
Introdução
O seguro é uma operação que toma forma jurídica de um contrato também chamado de apólice consiste na transferência de um risco de um sujeito para um outro os seguros no Brasil inicia-se com a abertura dos portos ao comércio internacional com a Companhia de Seguros Boa Fé, em 1901 o Decreto nº 4.270 em seu anexo conhecido como Regulamento Murtinho normatizou o funcionamento das companhias de seguros. A Lei nº 3.071 de 1916 promulgou o Código Civil em todas as suas modalidades e em conjunto com o código Comercial passaram a compor o Direito Privado do Seguro fixando-se os princípios essenciais do contrato disciplinando os direitos e obrigações das partes, em 1935 foi fundada a Atlântica companhia Nacional de seguros, hoje conhecida como Bradesco Seguros. O seguro pode ser público ou privado e envolve riscos e o segurador entidade jurídica legalmente constituída para assumir e gerir riscos especificados no contrato de seguro o objetivo de se fazer um seguro é assegurar o ressarcimento de um valor pelo prejuízo causado, pois os seguros atendem a três categorias os pessoais, de bens e de responsabilidade além do seguro também há o Resseguro, Cosseguro. No Brasil existem três regimes previdenciários, dois são obrigatórios e são operados por órgãos públicos que recolhem a contribuição e pagam os benefícios aos aposentados e pensionistas e um dos sistemas compulsórios é o Regime Geral da Previdência Social.
Como surgiu o seguro no Brasil.
A necessidade de proteção contra o perigo, a insegurança do desconhecido, a incerteza do futuro são os elementos que levou o homem a encontrar mecanismos para sua proteção, prevenindo-se de prejuízos econômicos, a história dos seguros no Brasil inicia-se com a abertura dos portos ao comércio internacional em 1808 com o transporte marítimo.
A primeira seguradora do País chamou-se Companhia de Seguros Boa Fé e começou a operar na Bahia com autorização do então príncipe regente Dom João VI