nocoes atuarias
Unid 03 – Teoria Geral do
SEGURO
Ciências Contábeis
4º Período
Prof. Roney de Jesus
Responsável pela Elaboração
Data da Elaboração
Revisão
Roney de Jesus
12/08/2013
0
Data da Revisão
Noções de Atuária - Teoria Geral do SEGURO
FUNDAMENTOS – Introdução
Desde os primórdios, os seres humanos sempre viveram em sociedade. De uma forma ou de outra, sempre dependeram uns dos outros, seja o âmbito tribal, familiar ou de consumo.
A sociedade hoje nada mais é do que uma rede social que procura satisfazer as suas necessidades, através de uma vida coletiva, que nos obriga a nos completarmos mutuamente.
Com essa visão de coletividade, para a segurança de si mesmo e dos seus, o homem sentiu a necessidade de um sistema que viesse protegê-lo contra infortúnios que a vida pudesse causar infortúnios econômicos ou que viesse priválo do seus meios de subsistência.
2
Noções de Atuária - Teoria Geral do SEGURO
FUNDAMENTOS – Introdução
Não há definidamente um local ou época de sua origem, no entanto há uma corrente histórica que defende que seu marco inicial foi no surgimento dos acordos de proteção mútua entre as pessoas, parecidos com os seguros dos dias atuais. E a corrente técnica, tem como base o seguro com características diferenciadas devendo conter contrato, valores pré-determinados, classificação dos riscos entre outros. 3
Noções de Atuária - Teoria Geral do SEGURO
FUNDAMENTOS – Corrente Histórica
Primeiros registros em 2.250 a.C, existiam caravanas que atravessavam o Oriente Médio até a Ásia em busca de especiarias. Em caso de perdas os materiais eram rateados entre os viajantes, princípio do Mutualismo.
Possuía aspectos rudimentares e caráter mutualístico.
800 AC foi criado na Grécia a Lei dos Rodes, que repartiam os prejuízos das embarcações.
Com o fim do Império Romano (27 aC a 1453) e início da Idade Média, as atividades de proteção mútua e ou familiar passa para um