legislação urbanistica
EdifíciosHabitacionais –Desempenho –Parte 1: Requisitos Gerais
Com um caráter de orientação geral, a parte 1 da NBR 15.575 funciona como um índice de referência remetendo, sempre que possível, às partes específicas (estrutura, pisos, vedações verticais, coberturas e sistemas hidrossanitários). Ela também traz aspectos de natureza geral e critérios que envolvem a norma como um todo.
Nela, são apresentados o conceito de vida útil do projeto, definição de responsabilidades e parâmetros de desempenho mínimos (compulsório), intermediário e superior.
NBR 15575-2
EdifíciosHabitacionais –Desempenho –Parte 2: Requisitos dos Sistemas Estruturais
Trata dos requisitos para os sistemas estruturais de edificações habitacionais. O texto estabelece quais são os critérios de estabilidade e resistência do imóvel, indicando, inclusive, métodos para medir quais os tipos de impacto que a estrutura deve suportar sem que apresente falhas ou rachaduras.
NBR 15575-3
EdifíciosHabitacionais –Desempenho –Parte 3:Requisitos para os sistemas de pisos internos
Normatiza os sistemas de pisos internos e externos. Aborda uma definição mais clara do sistema de pisos como a combinação de diversos elementos, o que inclui o contrapiso, por exemplo, e não somente a camada de revestimento ou acabamento.
O novo texto da norma trouxe definições mais claras para coeficiente de atrito e resistência ao escorregamento
NBR 15575-4
EdifíciosHabitacionais –Desempenho –Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas
Os desempenhos estabelecidos para os sistemas de vedação vertical em uma edificação -basicamente, o conjunto de paredes e esquadrias (portas, janelas e fachadas) -referem-se a requisitos como estanqueidade ao ar, à água, a rajadas de ventos e ao conforto acústico e térmico alémda adequação de critérios relativos ao desempenho estrutural e a inclusão dos critérios relativos à segurança ao fogo.
NBR 15575-5
EdifíciosHabitacionais –Desempenho