Legislação comercial
LEGISLAÇÃO COMERCIAL
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da empresa.
A seguir, examinamos os procedimentos a serem observados para elaboração do balanço patrimonial.
1. ESTRUTURA DO BALANÇO
No balanço patrimonial, as contas são classificadas conforme os elementos do patrimônio registrados na escrituração mercantil da empresa, sendo agrupadas de maneira que facilitem o conhecimento e a análise da situação financeira da mesma.
O balanço patrimonial é demonstrado em forma equacional na qual o Ativo é a parte positiva do Patrimônio, representada por bens e direitos, e o Passivo a parte negativa, representada pelas obrigações, bem como pelo capital próprio da empresa ou Patrimônio Líquido.
1.1. CONCEITO DE CURTO E LONGO PRAZOS
Para fins de classificação das contas nos grupos Ativo Circulante, Ativo Realizável a Longo Prazo, Passivo Circulante e Passivo Exigível a Longo Prazo, deve-se levar em consideração o exercício social da empresa.
Sendo assim, os direitos e obrigações serão classificados em grupos do Circulante, desde que os prazos esperados de realização dos direitos e os prazos das obrigações estabelecidos ou esperados situem-se no curso do exercício subseqüente à data do balanço patrimonial.
Serão classificados nos grupos Ativo Realizável a Longo Prazo e Exigível a Longo Prazo os direitos e obrigações cujos prazos de vencimento situem-se após o término do exercício social subseqüente à data do balanço patrimonial.
1.2. CICLO OPERACIONAL
Ciclo Operacional é o período necessário para que se complete a execução de uma produção ou das operações de uma empresa, para atingir seus objetivos de produção. No caso de a empresa possuir um ciclo operacional com duração maior do que o exercício social, a classificação no Circulante ou Longo Prazo