Legislacao
Companhias monopolistas em áfrica.
As companhias monopolistas eram que detinham monopólio de certos produtos e possuíam muito dinheiro e pretendiam investir para aumentar os seus lucros.
Os governos europeus usavam as companhias monopolistas para explorar as suas colonias.
As principais companhias monopolistas em áfrica eram:
►British south áfrica compny actuavam na rodésia do sul e norte nissalândia e âfrica do sul .
►inperial east áfrica actuava na áfrica oriental inglesa.
►royal niger compny actuava na Nigéria.
►companie francaise de I áfrica occidentale actuava na áfrica ocidental francesa.
Direitos das companhias
As companhias tinham direito abrir nos seus territórios uma economia financeira, recrutar mão de obra e usar em vários serviços , explorar a mão para as companhias mineiras e agrícolas estrangeiras , cobrar diversos impostos, como os de palhota ,tributos , trocavam e vendiam produtos. Em muitas partes de africa, o governo colonial usou companhias concessionarias para explorar os territórios colonizados.
Em Moçambique foram criadas as companhias de Moçambique, de Zambeze e de Niassa, em 1880 Portugal criou uma legislação que permitiu a formação de sociedades por acções com a responsabilidade da administração de partes do território com objectivo de aliciar os privados e minimizar as despesas de produção.
Em Moçambique existiram dois tipos de companhias que são:
- Companhias majestáticas são aquelas que gozavam de amplos poderes nos territórios arrendados também funcionavam com autênticos estados e realizavam varias tarefas da competência de estado tais como cobrança de impostos, o recrutamento de mão de obra , manutenção de defesa e segurança no território e desenvolver actividades económicas.
- Companhias arrendatárias são aquelas que tinham uma acção restrita limitadas economicamente que mas tarde desenvolveram actividades de