Planejamento
Esse fato tem ocorrido porque o mercado vem passando por profundas mudanças, dentre elas destacam-se: a econômica, devido a globalização o mercado tornou-se mais competitivo, pois quem possuir produtos com qualidade terá melhores condições de venda e um maior mercado onde poderá atuar; a tecnológica, que trouxe o aumento de produtividade com maior qualidade e diminuição do uso da mão de obra; a administrativa, na qual a qualidade e o aumento da produtividade passam a ser prioridades para a empresa. Percebe-se que estas mudanças levaram as empresas a repensarem suas formas de administrar os seus negócios, pois o ambiente atual exige das empresas maior rapidez nas decisões, diminuição de custos, flexibilidade e eficiência operacional.
Cada vez mais os administradores de empresas precisam se preocupar com o aperfeiçoamento de seus processos de gestão e planejamento.
Nesse trabalho aborda-se o tema Planejamento Estratégico.
O Planejamento Estratégico torna-se um importante instrumento da administração, auxiliando os administradores no desempenho de suas tarefas, na tomada de decisão e ao mesmo tempo é um mecanismo que controla e direciona os objetivos desejados pela empresa.
Preocupa-se em apresentar de forma clara e sucinta o planejamento estratégico como vantagem competitiva, que busca qualificar a organização, para que esta possa permanecer na disputa acirrada que o mercado apresenta. Afinal, neste mercado tão concorrido e exigente, em um mundo em constantes mudanças, as empresas estão cada vez mais tendo que buscar informações e ferramentas para obterem diferenciais competitivos. E é analisando os pontos fortes e fracos da empresa, oportunidades e ameaças do mercado, que se pode propor um planejamento estratégico para a organização, que é uma das ferramentas fundamentais para o seu