Legaliza Ao Da Maconha
A legalização das drogas, ainda é um assunto muito polêmico em diversas situações, no qual se divide opiniões e inúmeros estudos. Ao falar sobre as questões mais enfatizadas sobre os prós e contras da legalização no Brasil, em especial a maconha, geram em torno da violência, doenças, marginalização, uso, abuso, tráfico etc.
A Palavra legalizar, segundo o dicionário Michaelis (2009) “Legalizar: Legitimar, validar, justificar, autentificar”. Quando relacionamos a palavra legalizar ao assunto drogas, legalizar significa liberar o acesso, tornar o uso legal. Mas é impossível termos uma resposta imediata para este assunto, posto que seja necessário antes de tudo levantar questões e pesquisas sobre os prós e contras.
O consumo das drogas ilícitas não é um comportamento contemporâneo. O abuso e a dependência, no entanto são fenômenos mais recentes, caracterizados pela sociedade moderna, constituindo-se da alta fabricação dessas substancias, transformando as drogas em mercadoria lucrativa, envolvendo inúmeros interesses.
No Brasil, ao longo dos anos, houve grande aumento no consumo de drogas, sendo, o álcool e o tabaco, substancias socialmente aceita, que causa parte dos maiores problemas de saúde no país.
Tentaremos mostrar nesta pesquisa destravar o debate sobre a legalização das drogas, falando especificamente da maconha, apresentando alguns pontos positivos e negativos da legalização da venda e do consumo, visualizando brevemente as consequências na sociedade, na economia, e na cultura. Também iremos apresentar as experiências e legislações de outros países que legalizaram algumas drogas, e se os resultados esperados foram atingidos e de qual forma.
Mas a principal questão a ser discutida em debate sobre o uso e venda legalizado, é a seguinte: O Brasil está pronto para uma politica de liberação da droga?
Muita das questões que serão trazidas neste trabalho irá responder esta pergunta, e entre outras para esclarecer duvidas, produzir opiniões e informar