Trabalho
Alex Junio da Silva1
Amanda Teixeira2
Douglas Rodrigues de Assis3
Fabiana de Oliveira Nunes4
Jacqueline Carvalho Domingos5
Orientador: Geraldo Silvestre6
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de mostrar como está o mercado de trabalho para o Administrador e quais áreas das organizações estão mais em alta e em baixa, além de identificar qual o perfil pretendido por elas. Abordaremos também o surgimento da CLT- Consolidação das leis do trabalho, para regimento das leis e normas sobre direitos e deveres dos trabalhadores e dos empregadores.
1 INTRODUÇÃO
1.1 BREVE HISTÓRIA DAS PROFISSÕES LIBERAIS NO BRASIL
Seu período que iniciou do século XX a diante, onde teve o surgimento do primeiro sindicato no país. Propriamente chamados de organização sindical, que abrangia tanto os trabalhadores em geral quantos os que tinham cursos superiores, estes chamados de trabalhadores liberais. Tiveram influências sob os anarquistas e comunistas.
1.2 A ESTRUTURA SINDICAL BRASILEIRA
A estrutura sindical brasileira teve seu regulamento oficial com a assinatura da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, esse conjunto de normas especificas deveres e direitos, tantos dos trabalhadores quanto dos empregadores no quesito trabalho. Com o tempo foram surgindo profissionais qualificados com diplomas e formação técnica específica, assim surgem os primeiros sindicatos liberai no Brasil.
1.3 CONCEITO DE PROFISSÃO “LIBERAL”.
No termo comum profissional liberal é aquele que trabalha por conta própria, os chamados de autônomos, entretanto, seu significado técnico especificado pela CNPL- Confederação Nacional das Profissões Liberais, que diz profissão liberal é toda aquela cujo todo trabalhador decorre de formação técnica ou superior específica legalmente reconhecida, com conhecimento científico, onde os mesmo trabalham por conta própria.
1.4 REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL
A luta é árdua com relação à regulamentação profissional no Brasil, algumas