Resumo Cidades E Vida Urbana
Área de Ciências Socialmente Aplicáveis
Disciplina de Sociologia
Edelvan X. de Souza 1
Willian Mees 2 1 Cidades e vida urbana
Cidades que tem grande importância, mesmo além das fronteiras nacionais, como Nova York, Tóquio e Londres, são chamadas “cidades globais” por serem centros econômicos, sociais e culturais, muito influentes em todo o mundo.
Apesar da gama de oportunidades oferecidas por estes centros, várias pessoas os consideram locais solitários e inóspitos. Isso se dá devido ao estilo de vida tomado nas grandes cidades, que caracteriza o que chamam de “modernidade”, onde, por diversas vezes, interage-se com desconhecidos, que podem ser até mesmo seus vizinhos.
1.1. TEORIZANDO O URBANISMO
As cidades podem ser definidas como grandes assentamentos humanos onde há prática de diversas atividades o que acaba exercendo grande influência sobre as áreas menores. Vários sociólogos eram estudiosos da cidade e os efeitos da vida urbana; o sociólogo alemão Ferdinant Tönnies acreditava que esse processo de urbanização surgiu com a Revolução Industrial e que após esse fato os laços sociais acabaram gradativamente ficando para trás, ou seja, sendo substituído pelo lado mais individualista.
Muitos dos primeiros sociólogos eram fascinados pela cidade e pela vida urbana; Max Weber escreveu um livro chamado A Cidade, no qual traçou as condições que tornaram o capitalismo moderno possível até a cidade ocidental medieval.
Na visão de Simmel a cidade bombardeia a mente das pessoas com imagens e impressões, sensações e atividades e é isso que diferencia da vida nos locais menores, quando isso ocorre, as pessoas se desconectam dessa agitação urbana e se fazem de desinteressadas para poder viver, ou seja, não se distanciam no aspecto físico e sim no emocional, porém não assim por natureza, elas se sentem forçadas para poder preservar sua distância social.
1.2. ESCOLA DE CHICAGO
Um dos